Nesta terça-feira, dia 2, a presidente da Câmara Municipal, Elizabeth Brites, participou do início do cadastramento do Programa Nacional de Habitação Rural, junto com o prefeito Donizete Viaro e secretários.
Recentemente, o município de Paranhos fechou parceria com o projeto Programa Nacional de Habitação Rural para contemplar as comunidades indígenas Yvykuarusu/Takuaratye Potrero, com 100 casas populares.
Tal parceria foi alvo de uma indicação da presidente desta Casa Legislativa “indicação 058/2023”, solicitando que o Poder Executivo Municipal buscasse parcerias com o Governo Federal para construir casas populares nas aldeias indígenas do nosso município.
O projeto é composto de duas fases inicialmente, a primeira etapa do programa consiste na identificação das famílias que se enquadram nos requisitos de baixa renda, com limite de renda anual de até 31 mil reais. A segunda etapa é a fase documental e, posteriormente, a assinatura do contrato.
Com esse projeto, as famílias das comunidades indígenas Yvykuarusu/Takuaraty e Potrero terão moradias dignas e adequadas para viverem com mais conforto e segurança. A iniciativa representa um importante passo no combate ao déficit habitacional nas comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul.
O evento contou com a presença da Funai de Paranhos que é essencial para o desenvolvimento do programa e garantia do direito das comunidades indígenas à habitação popular. O Prefeito de Paranhos, Donizete Viaro, destacou a importância do trabalho em conjunto com a câmara de vereadores, governo estadual e governo federal para a realização do projeto.
"É uma grande conquista para as famílias das comunidades Yvykuarusu/Takuaraty e Potrero. Estamos trabalhando juntos para proporcionar moradia digna e de qualidade para os nossos irmãos e irmãs indígenas", afirmou o prefeito.