Presidente da Câmara, Elizabeth Brites participou do cadastramento do Programa Nacional de Habitação Rural em Paranhos.
Vereadora Elizabeth Brites participou do cadastramento do Programa Nacional de Habitação Rural em Paranhos.
03/05/2023 11:55

Nesta terça-feira, dia 2, a presidente da Câmara Municipal, Elizabeth Brites, participou do início do cadastramento do Programa Nacional de Habitação Rural, junto com o prefeito Donizete Viaro e secretários.

Recentemente, o município de Paranhos fechou parceria com o projeto Programa Nacional de Habitação Rural para contemplar as comunidades indígenas Yvykuarusu/Takuaratye Potrero, com 100 casas populares.

Tal parceria foi alvo de uma indicação da presidente desta Casa Legislativa “indicação 058/2023”, solicitando que o Poder Executivo Municipal buscasse parcerias com o Governo Federal para construir casas populares nas aldeias indígenas do nosso município.

O projeto é composto de duas fases inicialmente, a primeira etapa do programa consiste na identificação das famílias que se enquadram nos requisitos de baixa renda, com limite de renda anual de até 31 mil reais. A segunda etapa é a fase documental e, posteriormente, a assinatura do contrato.

Com esse projeto, as famílias das comunidades indígenas Yvykuarusu/Takuaraty e Potrero terão moradias dignas e adequadas para viverem com mais conforto e segurança. A iniciativa representa um importante passo no combate ao déficit habitacional nas comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul.

O evento contou com a presença da Funai de Paranhos que é essencial para o desenvolvimento do programa e garantia do direito das comunidades indígenas à habitação popular. O Prefeito de Paranhos, Donizete Viaro, destacou a importância do trabalho em conjunto com a câmara de vereadores, governo estadual e governo federal para a realização do projeto.

"É uma grande conquista para as famílias das comunidades Yvykuarusu/Takuaraty e Potrero. Estamos trabalhando juntos para proporcionar moradia digna e de qualidade para os nossos irmãos e irmãs indígenas", afirmou o prefeito.